Entrevista de GaGa para a Vogue Hommes Japan
Em entrevista para a Vogue Hommes Japan, Lady GaGa fala sobre moda e sua arte. E conta que ela, segredo sobre sua tournê, leia a entrevista completa.
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“Se eu acordo de manhã me sentindo “preto” por dentro, então será preto que eu vou vestir, com uma lagosta presa no alto da minha cabeça. Se eu me sinto muito leve, feliz e bonita, eu vou vestir algo muito colorido, algo parecido com um arco-íris, muito brilho, delineador e meu cabelo no estilo Peggy Moffitt. Isso realmente depende de como eu acordo cada dia…”
Olhe para os inúmeros fóruns na internet. A crítica constante e/ou adulação para o senso de moda de GaGa. Mas o que é freqüentemente ignorada por ambos é que o estilo de Lady GaGa não é uma distração, é como um complemento para a música que ela cria, é importante e tem peso igual. Poderia ser o peso de uma lagosta na cabeça hoje em dia – e ela vai falar muitas vezes sobre o valor de algo ser “extravagante”, como uma senhora chique de pré-guerra com uma inclinação para Schiaparelli (Elsa Schiaparelli, estilista romana), mas não se enganem, isto não é mero acidente.
“As roupas, cabelos e chapéus … quando você não faz parte do mundo da moda, o público pode ver meu amor por vestuário e teatro como algo falso, como uma espécie de máscara que eu pudesse me esconder por trás”, GaGa diz no meio de sua turnê mundial extenuante com todas as suas inúmeras mudanças de roupa, um turbilhão de oportunidades, entrevistas e fotos. E ainda, mesmo em seu tempo de inatividade – ela pode ser vista, em um pub claramente fora de moda em East End, e ter um almoço de família no domingo sem paparazzis em vista – a moda sempre está ligada a GaGa. Isso é ela.
“Há um grupo de pessoas na indústria da moda como Nick Knight, Nicola Formichetti, McQueen, Sr. Armani e alguns dos meus outros amigos, que tem muitos outros adeptos da alta moda nesse mundo. Quem vê a realidade do que eu faço, não vê a insinceridade, e sim a libertação nesse tipo de trabalho. O que eu adoro é o jeito que a moda me liberta e do jeito que eu quero que meus fãs sejam libertados por ela também. Essa foi a luta mais difícil para mim no começo, e ainda é uma luta. É uma luta diaria, mas estou firme no que penso sobre o meu trabalho e o que faço, porque é genuíno. Não é hipócrisia, não é uma farsa, não é artifício, é parte de quem eu sou e isso é algo que eu quero compartilhar com todos.”
GaGa, claro, tem seus precedentes na indústria da música, David Bowie, Roxy Music e Marc Bowlan – a julgar a importância de seu senso de estilo para suas músicas e sua evolução musical. Isso é pop, como a arte pop, o pop e a moda está intrinsecamente ligado a todas essas coisas. O que você quer ser hoje? Quem você quer que aconteça hoje? Como você quer o som? Você precisa do acompanhamento visual para ter sucesso nessas tarefas, e GaGa sabe disso. Foi um projeto conscientemente estabelecido no mundo do Rock Glamorous.
Parece que as estrela pop à muito tempo tem sido exoneradas da responsabilidade da sua própria imagem. Durante muito tempo lhes foi dito o que vestir, diziam o que fazer e como deviam ser comercializadas. Elas não tinham idéia de como realmente se apresentam visualmente e em sua maior parte, na verdade, parecia não ter nenhuma idéia de uma cultura visual em geral. Quando, na década de 1970, todo mundo que era uma estrela pop real parecia saber como fazer isso. GaGa concorda: “Todo mundo sabia disso. Não era como se você tivesse de fazer uma pesquisa ou buscar as referências na época. A arte, moda e a música do mundo estavam todos interligados e eu acho que esse, é o mundo que eu vivo hoje em dia.”
Voltando ao Bowie, Roxy e Bolan, havia também a ameaça subversiva da Glamour (subgênero do rock, criado na Ingleterra). Dos homens que se maquiavam e seus fãs apaixonados do sexo masculino nas cidades mais resistente no norte da Inglaterra incentivou a tornar-se verdade, todos se pintavam. Agora, com GaGa, há uma coisa similar acontecendo só que é uma mulher liderando o caminho. Ela não quer necessariamente restringir-se a influenciar as meninas a ter seu próprio ego, mas quer influenciar os homens também. Por isso ela é tão igualmente interessada em moda para os homens como as mulheres, ela é importante no mundo masculino, tanto quanto no mundo feminino. Ela é a antítese das idiotas Spice Girls, do seu cotidiano, e de seus estereótipos femininos de menina oca.
“O ‘The Fame’ foi um comentário, um comentário social, algo que todos podemos compreender e algo que podemos aproveitar para nós mesmos”, explica. “Era uma coisa que você poderia pegar para si mesmo e nos meus vídeos há moda. No vídeo de “Telephone”, as latas no meu cabelo, expressam o que minha mãe costumava fazer, quando ela não conseguia encontrar rolos de cabelo na minha casa, ela usava latas de Coca-Cola. De repente, ele se torna um acessório de moda, um acessório que não requer dinheiro. Você paga 79 centavos por uma Coca-Cola e, em seguida, você pode fixá-la em seu cabelo. Isso é uma libertação, porque você escolheu fazer isso, é parte de quem você é.”
Ela continua: “É tão emocionante quando uma garota de 14 anos está gritando: “Eu amo McQueen!” Em um show. Ou eles estão olhando para um vestido inspirado em Mugler dos anos 80 e Glenda de “O Mágico de Oz”. Há uma ligação que é realmente jovem e de uma forma totalmente ingênua. Nicola e eu, sempre brincamos dizendo que queremos fazer camisetas que dizem “fuck fashion” para eles, porque nós amamos a moda, mas de outra forma, queremos explodi-la, arruiná-la e recriar, em seguida, arruiná-la outra vez e recriar porque eu não quero qualquer pretensão ligada à moda. Nicola e eu queremos que seja algo para os meus fãs, algo que todos poderiam ter. Bonito, algo tangível e do interior.”
A moda interior é a única coisa que parece harmonizar muitos dos colaboradores da GaGa. Quando você está lidando com a elite do mundo da moda, eles também estão no negócio de “moda interior” e reconhecem em alguém a ambição, não apenas para acompanhá-la. Desta forma, GaGa foi aceita pelo mundo da alta moda e ainda tem um longo caminho, que qualquer esnobismo pode acarretar. Ela vê a revolução que ela pode pôr em marcha pelo mundo para conseguir se envolver com a cultura pop mais ampla – no vídeo de Steven Klein da música “Alejandro” por exemplo, a primeira vez que o fotógrafo de moda tinha assumido essa tarefa. “Foi uma experiência maravilhosa, diz GaGa. “Nós dois estavamos muito decididos e ambos temos visões muito específicas. E eu sabia qual era sua visão, e ele sabia a minha, era como se nós estivessemos puxando uma corda juntos…,” ela pausa. “E então demos um belo nó! Eu quis trazê-lo de fora de sua zona de conforto e ele queria me levar para fora da mina. Acho que o sucesso do vídeo de “Alejandro” deve-se a Steven que tirou a minha coreografia pop e estética e colocou as coisas que são realmente interessantes, como a venda de mensagens e metáforas em uma paisagem tão pop, de repente, torna-se universal e significa algo completamente diferente. Ele tirou toda a minha maquiagem, sem cílios, sem cabelo, dizendo: “Estou cortando todo o seu cabelo”. Eu fiquei ofegante, mas ele me forçou a ser eu mesma.”
Ela fala sobre sua criatividade com grande carinho e reverência. Ao se juntar com Nick Knight para trabalhar em filmes de sua turnê, os vídeos que funcionam como interludes durante todo o concerto, ela narra sua primeira conversa de sempre: “Eu chamo ele apenas de Nick. Nós estávamos trabalhando para colocar a turnê em prática de forma rápida, queríamos fazer um vídeo muito interativo, e eu pensei, se eu estou indo fazer um show, precisava criar vídeos e imagens que realmente fossem geniais. Então, eu só liguei para Nick e disse: “Eu estou em apuros. Preciso do telefone de Deus para me ajudar a fazer tudo isso em tempo. Então, naturalmente, chamando por Deus, eu encontrei Nick Knight. Ele começou a rir e disse: “Oh muito obrigado, você é muito agradável.” Da forma mais educada possível. Eu que queria que ele me empurrasse, para ir além dos meus limites em termos do que eu tinha feito até agora. Em termos de casar-se com a arte da música e da moda. Então, ele sugeriiu que eu vomitasse em mim mesma e comesse um coração bovino.”
Quando tocada no assunto de sua relação estreita com o stylist Nicola Formichetti, GaGa diz: “Sua alegria inteiror pode realmente expressar quem você é – eu posso ser a fantasia, se eu escolher ser. Nós sempre rimos, nós trabalhamos juntos tão organicamente. Existe a fantasia e não é algo sobre a imagem final que você tem imaginado à tanto tempo. Mas o que realmente acontece é que aparecem e nós olhamos na iluminação de Nick e vamos para as prateleiras e na maioria das vezes acabamos por cortar as coisas e fazemos algo com papelão e tudo se torna completamente diferente. Mas depois de pronto ele parece um conto de fadas que foi feito meticulosamente. É fácil com Nicola”.
No momento ela está na estrada com Terry Richardson: “Ele quer fazer um livro sobre a ‘The Monster Ball’. Ele queria me atirar no palco e nos bastidores e esquecer quem eu sou fora do palco. Ele está no ônibus comigo, ele apenas me segue em todos os lugares”, explica. Ele vai me fotografar quando estou mudando, as mudanças rápidas durante o show. E às vezes eu tenho que fazer xixi durante o show e eu estou sempre gritando “Terry saia! E ele diz: “É tão lindo, você é punk!” Os meus fãs nem imaginam que eu faço xixi em um copo de cerveja nos bastidores da tour. Bom, não da pra ser tão glamurosa o tempo todo”, termina GaGa
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