segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reações de Gaga no Backstage do VMA

Reações de Gaga no Backstage do VMA
James Montgomery, MTV – No domingo à noite no Video Music Awards, Lady Gaga ganhou tudo além de Melhor direção de arte, Melhor cinematografia e Melhor efeitos especiais, mas você provavelmente não poderia dizer pela forma como ela agiu. Pelo menos eu não consegui.


Afinal, eu estava de pé cerca de 3 metros da Lady Gaga quando ela desceu do palco, após ganhar a categoria de “Vídeo do Ano”. E naquele momento, ela não parecia ser o maior ícone pop do planeta, ou uma mulher que realmente inspira milhões de pessoas e parece determinada a provocar uma mudança social e real.

Ao contrário, ela parecia ser muito humilde. Isso pode ter tido algo a ver com o fato de que ela tinha acabado de aceitar um prêmio de Cher (que pode definitivamente ser uma experiência de desorientação), ou porque ela tinha acabado de conquistar seu oitavo prêmio da noite, mas isso definitivamente me pareceu estranho. Afinal, se você juntar tudo o que sabe ou leu sobre ela, combiná-lo com seus vídeos, o senso da moda, e as performances ao vivo, você é deixado com uma imagem que é menos humana, mas bem, divindade. Gaga não parece ser humana – é mais como “uma domadora de leão”, para o seu armarinho criativo, ou então como se fosse um enorme ‘incêndio em seus óculos de sol’ - eu suponho.

Mas, como eu aprendi na noite do VMA, não é realmente verdade.

Eu não sei porque demorei tanto tempo para perceber isso. Afinal, eu a entrevistei e utilizei este espaço muito mais cedo este ano para examinar a sua transformação a partir de outro astro com uma garota normal. Mas havia algo sobre a observação de sua luta para conter as lágrimas no VMA – algo que ela continuou a fazer nos bastidores. Eu vi como ela abraçou Cher, sussurrou algo para ela e, em seguida, caminhou até o seu camarim, ainda tremendo um pouco, e dizendo “obrigada” a vários produtores que gritavam os parabéns quando ela passava.

Eu segui Gaga e sua comitiva fora do teatro, tentando manter meus olhos em seus pequenos ombros, mas ela foi cercada por um “anel” de seguranças musculosos. Isto é muito mais difícil do que se possa imaginar, afinal, Gaga é muito pequena, quase delicada. Ela não andava tanto nas pontas dos pés, principalmente por causa dos saltos de McQueen que ela usava, mas também você tinha a sensação de que a menor brisa lhe batia. Existe uma multa, de qualidade quase de porcelana para ela. Que você quer colocá-la em uma prateleira de vidro.

Sua comitiva não desgrudava de Gaga, e novamente, eu a segui. Eles fizeram o seu caminho no corredor embaixo do palco, um caminho alinhado com camarins. A maioria das estrelas ouviu sua vinda e bateu a cabeça para fora para pegar um vislumbre dela. Sim, ela tem esse tipo de influência. Eu assisti a partir de uma parede, como sua equipe de estilistas surgiu a partir de seu camarim e começou a bater palmas e aclamações, e só então reparei que Gaga estava sorrindo. Este foi o seu real, com apenas seus amigos mais próximos – e, suponho, jornalistas intrometidos. A Gaga que só sai quando a câmera não está ao redor (o que é uma coisa assim, três horas de cada dia). Ainda havia lágrimas em seus olhos, mas ela não estava chorando, ela estava rindo. Era exatamente o tipo de coisa que você ou eu, faria em uma situação como esta, quando temos apenas triunfo e agora estão começando a compartilhar esse momento com nossos amigos.

E vi como ela desapareceu em seu quarto, seguido por seu círculo íntimo. A porta fechada, e os guardas de sua segurança caiu no local, mas você pode definitivamente ouvir o grito de comemoração que aconteceu logo depois.

Afinal, Gaga não se preocupa como ganhar prêmios, mas eu suspeito que tem mais a ver com o fato de que ela recebe para compartilhar a vitória com seus amigos. Esse é o tipo de pessoa que eu estou supondo que ela é.

Eu não sei quanto tempo ela ficou lá, porque eu já estava fazendo meu caminho até a outra extremidade do corredor, onde Kanye West estava tendo uma festa, em seu camarim. Onde havia bailarinas envolvidos. O contraste entre as duas salas foi notável. Porque mesmo quando as luzes não estão ligadas, Kanye ainda se comporta como uma divindade. Faz parte da sua mística. Gaga é diferente. Ela não precisa de uma mística, ser humano parece ser suficiente para ela.

E, sim, eu percebo que estou fazendo suposições enorme base de alguns momentos de descuido, mas você aprende muito com alguém quando se sabe que as câmeras não estão presentes, quando é apenas eles, os seus mais íntimos confidentes e talvez um ou dois prêmios. Por um minuto, eu tive que ver a real Lady Gaga, era tudo que eu precisava. Ela chora e ri e até mesmo engoli seco de vez em quando. Ela é humilde e verdadeira. Ela é humana, até mesmo quando está vestindo um vestido de carne. Você aprende algo novo a cada dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário